5 dicas para a segurança do seu computador

5 dicas para a segurança do seu computador

postado em: Dicas | 1

Nos dias de hoje, a internet é fundamental. Fazemos de tudo através dela: Saber das novidades, comprar, pagamentos, conversar com os amigos e familiares, ver filmes e muitas outras coisas.

Apesar de toda essa comodidade, ela traz alguns riscos que podem ser evitados. Algumas práticas simples ajudam a manter a saúde do seu computador e até mesmo sua segurança.

 

1- A famosa Senha

Ao criar as suas senhas, não utilize combinações muito fáceis de descobrir ou com relação a você. Descarte a ideia de utilizar senhas como datas, nomes de cachorro, nomes de marcas ou semelhantes. Quanto mais complexa for a senha, mais difícil vai ser para ela ser quebrada. O ideal é misturar letras com números, também é recomendado utilizar uma letra maiúscula e algum carácter, como um asterisco por exemplo. Outra dica é não utilizar a mesma senha para várias contas. Caso alguém descubra sua senha, não é nada legal que ela seja a “chave mestra” para todas as suas contas não é mesmo?

Os navegadores já oferecem a opção de deixar suas senhas salvas em cada site, pra que melhor que isso? Quando precisamos da senha novamente, muitas vezes até já esquecemos, por não digita-lá a tanto tempo ( Não que já tenha acontecido comigo é claro ) Mas deixar suas senhas salvas, só no seu computador pessoal e olhe lá! Nunca deixe salvo informações bancarias e de cartão de crédito. Ao utilizar computadores públicos, nunca deixe suas senhas salvas e lembre-se sempre de sair ou fazer o logout de sua conta.

2 – As atualizações servem para alguma coisa

Manter as atualizações dos softwares e antivírus em dia é muito importante. Muitas vezes além de trazerem alguma mudança, as atualizações trazem correções de falhas se segurança. Um Antivirus desatualizado por exemplo, não vai te proteger de novas ameaças que surgem a cada dia, porque como ele não foi atualizado, não vai conseguir reconhecer um novo vírus que surgiu.

3 – Não é só com você

Hoje é muito comum cada um ter o seu computador, mas algumas vezes, temos os sobrinhos, filhos, as vovós que querem se aventurar na internet. Caso seja outra pessoa que irá utilizar o seu computador, crie uma conta para a pessoa, ou uma conta de convidado sem as permissões de administrador. Isso pode evitar que sejam instalados programas ou feitas alterações no sistema sem o seu consentimento. Para os filhos, um software para controle de acessos e de horários é uma solução ideal, clique aqui e conheça.

4- É só clicar

Quando receber algum e-mail duvidoso, com um remetente desconhecido, promoções com valores muito abaixo do mercado, aquela proposta de ganhar muito dinheiro trabalhando em casa, ou um link no Facebook com uma noticia bombástica. SEMPRE desconfie! Ah, mas foi um conhecido que me enviou, caso lhe pareça estranho, confirme com a pessoa se realmente foi ela que lhe enviou aquilo.

5- Seguinte, seguinte, seguinte…

Já virou padrão de ao instalarmos algo, simplesmente vamos clicando no “próximo” até o final da instalação. E se aproveitando disso, muitos programas colocam os termos para instalação de outros programas no meio da instalação. Ao clicar em “próximo” reserve uns 2 segundinhos para olhar se é realmente o programa que você quer. Ao realizar um download, procure sempre baixar do site oficial do software, evite sites de terceiros. Fazer isso pode evitar muitas dores de cabeça!

 

Um bom antivírus também ajuda muito na proteção dos seus dados e do equipamento, você pode adquirir o seu aqui!

 

Pronto, são cuidados simples, mas que vão deixar o seu computador mais seguro.

Uma resposta

Deixe uma resposta