Como limpar o teclado do seu Notebook

Como limpar o teclado do seu Notebook

postado em: Dicas | 0

Ninguem gosta de utilizar um notebook sujo. Se as suas teclas estão com muita poeira ou começando a ficar com manchas, esta na hora de fazer uma boa limpeza.

Entretanto, limpar o teclado do notebook não é tão fácil quanto um teclado comum. Vamos ver o que fazer, e quais as soluções funcionam melhor para cada tipo de limpeza – sem danificar o seu notebook é claro.

 

 

Primeiramente, tire um tempo e tenha os seguintes cuidados:

  • Se você tem dados importantes em seu notebook, faça um Backup. Isso é sempre uma boa ideia.
  • Desligue o seu notebook completamente. Se possível retire a bateria.
  • Tenha certeza que nenhum cabo e nenhum acessório esta ligado ao notebook ( inclusive adaptadores USB ).
  • Tenha um bom espaço e tempo para fazer a limpeza – Lembre-se, um teclado tradicional é fácil de ser substituído, mas se o teclado de um notebook é danificado, pode ser um problema.

 

Para a poeira que se acumula

Se você não tem o hábito de limpar o notebook toda vez que utiliza, você conhece bem essa poeira. A poeira com o tempo vai se acumulando naturalmente ao redor e embaixo das teclas. Para limpar essa poeira, o ideal é um aspirador de pó.

Mas vá com calma! O ideal são aqueles aspiradores de pó portáteis que vem com algumas escovinhas, assim você pode passar o aspirador lentamente para sugar toda a poeira. Um aspirador de pó tradicional também funciona, mas não com tanta eficiência, além disso deve-se tomar muito cuidado para não acabar sugando as teclas junto.

Um compressor de ar é outra possibilidade. Ele irá limpar toda a sujeira do seu teclado, mas também pode empurrar alguma sujeira para dentro do notebook, o que pode ocasionar mais problemas.

 

Para aquela sujeira que não vai embora

No uso do dia a dia, se acumula uma sujeira resultante da própria oleosidade da pele, suor e até algumas partículas de comida. Tudo isso contribui para criar uma camada de sujeira no teclado do notebook. Há varias maneiras de realizar a limpeza, mas o mais ideal é utilizar um esponja macia.

Assim que você uma esponja macia, molhe na água, e esprema ela até que não fique pingando nenhuma gota de água. Gentilmente passe uma ponta da esponja pelas teclas até que a sujeira seja removida.

 

Para Germes

É muito comum se preocupar com os germes no seu teclado, especialmente se você utiliza o notebook em lugares fechados e cheios de outras pessoas.

 

Aqui deve ser utilizado algum álcool isopropílico e algumas hastes flexíveis com algodão (ou o famoso Cotonete). Utilizar o álcool isopropílico é importante, pois outros tipos de álcool podem acidentalmente remover as letras impressas nas teclas. Já os cotonetes também são importantes porque não vão deixar que álcool escorra pelo teclado. Molhe a ponta do Cotonete no álcool isopropílico e esfregue pelas teclas. Isso pode ser um pouco tedioso, mas muito efetivo.

 

Para respingos

Você derramou alguma coisa em cima do teclado de seu notebook? A primeira coisa a se fazer é a segurança do seu notebook. Desligue imediatamente o notebook, tire a bateria e retire-o da tomada caso esteja. Você não deve ligá-lo novamente até ter certeza que todo o liquido dentro do notebook tenha evaporado. Neste caso o ideal é levar o seu notebook para uma assistência técnica e realizar uma limpeza interna nele, para garantir que nenhum componente será danificado.

Caso você tenha certeza que nenhum componente foi danificado, um pedaço de pano ou esponja úmida pode ser utilizada para realizar a limpeza.

 

 

Deixe uma resposta