O Windows 10 esta te dando algum problema? Veja como entrar no modo de segurança

O Windows 10 esta te dando algum problema? Veja como entrar no modo de segurança

postado em: Conhecimento | 0

O modo de segurança é o famoso ( talvez nem tão famoso) método de abrir uma versão limitada do Windows para evitar bugs e vírus ao resolver alguns problemas e encontrar soluções. Normalmente, você podia entrar no modo de segurança do Windows apertando a tecla F8 na inicialização do sistema operacional. Entretanto, a versão mais recente do Windows não segue esta regra, então vamos ver como inicializar o Windows 10 em modo de segurança.

No Windows 10, existem diferentes tipos de modo de segurança que você pode escolher, é importante saber qual deles você precisa.

1. Modo de Segurança: É a versão básica que tira todos os programas desnecessários e inicia somente com alguns arquivos e drivers básicos. Esse modo não permite muitas opções avançadas, incluindo conexões com outros computadores ou dispositivos. Isso faz o computador mais seguro contra malwares que podem se conectar via conexões locais ( como o ransomware WannaCry se mostrou capaz )

2. Modo de Segurança com Rede: Este é o modo adiciona os drivers e serviços necessários para acessar a rede. Não é tão seguro, mas é útil se você só tem um computador e precisa procurar por ajudar online ou ver se as conexões com outros dispositivos ainda funcionam.

3. Modo de Segurança com Prompt de Comando: Esta opção não esta presente em todas as versões do Windows 10, mas se estiver, você pode entrar neste modo para ter acesso ao Prompt de comando. É uma boa opção para sistemas mais danificados ou para suporte especializado onde se sabe as linhas de comando necessárias para encontrar o problema ou iniciar um serviço especifico.

Entrar no modo de segurança

Este é um jeito efetivo e rápido para entrar no modo de segurança, e também pode funcionar se o Windows ou algum programa esta travado.

modo-de-segurançaPasso 1: Segure a tecla Shift, e clique no botão de botão Power na tela ( não o botão físico do seu computador ou notebook). Selecione a opção Reiniciar ainda como o Shift pressionado.

Passo 2: O Windows deve inciar com uma tela que diz “Escolha uma opção” ( Pode ser que demore um pouco, então não aperte em nada até esta tela aparecer). Você precisara seguir alguns menus até chegar na opção correta para reiniciar o computador. Primeiro escolha “Solução de Problemas”, então “Opções avançadas” > Configurações de inicialização > Reiniciar.

Passo 3: O Windows deve abrir uma nova janela que diz: Configurações de inicialização e tem uma lista com diferentes opções. A primeira opção de Modo de Segurança deve ser a 4, com as outras opções do Modo de Segurança em seguida. Pressione a tecla numérica com o Modo de Segurança que você deseja.

 

Saindo do Modo de Segurança

Depois que você não precisar mais do modo de segurança, esta na hora de voltar as configurações originais.

Passo 1: Aperte as teclas Windows + R, digite sem as aspas “msconfig” e pressione enter. Isto deve abrir a janela de configuração do sistema.

Passo 2: Vá para a aba “Inicialização do Sistema”. No canto inferior esquerdo, embaixo das opções de inicialização, você irá ver as opções para a inicialização segura que deve estar ativada. Tenha certeza de desmarcar a opção de “inicialização segura”.

Passo 3: Com a caixa de inicialização segura desmarcada, pressione OK e reinicie o Windows 10 como você normalmente faz. Ele deve iniciar o computador com todos os serviços e componentes do Windows.

Fonte: Digital Trends

Deixe uma resposta