Os efeitos dos jogos eletrônicos nas crianças, existem benefícios?

Os efeitos dos jogos eletrônicos nas crianças, existem benefícios?

postado em: Conhecimento | 0

Nos últimos 30 anos, os jogos eletrônicos passaram de um passatempo para uma das indústrias com maior crescimento anual. No ano de 2014 o mercado de games movimentou 66 bilhões de dólares no mundo e a previsão é que aumente aproximadamente 19% até 2019.

Falando em crianças, os jogos eletrônicos já fazem parte da vida delas. Seja em um console, smartphone ou computador, cada dia crescendo com mais força. E referente a isso, surgem muitas dúvidas sobre a influência dos videogames no crescimento dos pequenos.

Douglas A. Gentile é um pesquisador associado da Universidade Estadual de Iowa, no EUA. Ele realizou um estudo mais aprofundado sobre os efeitos dos videogames em crianças, que foi publicado no periódico Child Development Perspectives. Nesse estudo ele afirma que há 5 fatores que devem ser considerados: tempo, conteúdo, contexto, estrutura e mecânicas do jogo. Se estes fatores forem levados em conta, os jogos eletrônicos trazem benefícios no crescimento da criança, e alguns deles são:

Melhora a capacidade cognitiva

Com os jogos, a criança pode apresentar maior capacidade de absorver o conteúdo, raciocinar e concentrar-se nele.

Melhora a coordenação motora

Dentro dos jogos eletrônicos existem os controles convencionais (mouse e teclado e joystick) que trabalham a motricidade fina ( usada para escrever, pintar, desenhar, encaixar e etc.) e os mais sofisticados ( tapetes de dança por exemplo) que trabalham a motricidade grossa ( usada para correr, saltar, subir, rastejar e etc.) e o equilíbrio.

Melhora a atenção visual

Os reflexos visuais podem ficar mais apurados. Alguns jogos ajudam a criança na reação às mudanças repentinas na área de visão.

Aprendizado de idioma

Muitos jogos ainda são em outros idiomas, assim o aprendizado é de forma descontraída. E em alguns casos a criança precisa aprender o idioma para ler o que deve ser feito para passar de fase por exemplo.

 

Concluindo, os jogos trazem benefícios sim quando jogados de forma equilibrada. É claro que o monitoramento de tempo e conteúdo adequado, são necessários, mas os games proporcionam às  crianças diversão e  trazerem benefícios para si.

 

Deixe uma resposta