Qual a diferença entre HD e SSD? Qual devo utilizar?

Qual a diferença entre HD e SSD? Qual devo utilizar?

postado em: Dicas | 0

Quando o SSD foi lançado, eles eram extremamente caros e sua capacidade de armazenamento era muito inferior aos HD’s comuns. Porém com o avanço da tecnologia, seu custo x beneficio esta cada vez melhor.

Mesmo com a crescente popularização deles, você sabe o que é um SSD? Bom, para começar, você sabe como funciona um HD comum?

O HD

O disco rígido, conhecido como HD (Hard Disk) funciona através de componentes mecânicos. Seu principais componentes são os discos e a cabeça de leitura e gravação (conhecida como “agulha”). Os discos giram em alta velocidade sob o eixo, onde a “agulha” sem encostar no disco, grava e lê os dados magneticamente.

cap5-2_html_63990adb.jpg.resized

Devido a isso, deve-se evitar colocar imãs perto dele. Quedas ou impactos também devem ser fortemente evitados. Caso o HD sofra uma “pancada”, a cabeça de leitura e gravação encosta no disco, podendo causar perda de dados e até mesmo danos que inutilizam o HD.

O SSD

Os SSDs não contam com nenhum componente mecânico. Seus principais componentes são a memória flash e o controlador.

ssd_drive2

A memória flash guarda todos os arquivos, realizando as operações eletricamente. O que traz vantagens como: velocidades altíssimas de leitura e gravação, é muito silencioso e não tem o perigo da “agulha” bater em caso de alguma pancada.

Ja o controlador, é a “inteligência” do SSD. Ele faz o gerenciamento da troca de dados entre o computador e a memória flash.

Qual devo escolher?

Tudo depende do seu uso. Atualmente o HD é um dos maiores limitadores do potencial dos computadores. Ao migrar de um HD comum para o SSD, a diferença de velocidade no carregamento do sistema operacional e programas é gritante. Os HDs comuns ainda são indicados para quem precisa de muito espaço para seus arquivos e não requer um alto desempenho.

Agora que ficou tudo mais claro, deu aquela vontade de dar um upgrade? Compre agora seu SSD!

efetiva.com.br

Deixe uma resposta