Saiba o que é e-Sports e saiba mais sobre esse novo esporte

Saiba o que é e-Sports e saiba mais sobre esse novo esporte

postado em: Conhecimento | 0
O mundo dos games cresce cada dia mais, um exemplo disso é o esporte eletrônico, mais conhecido como e-Sports. Um esporte muito novo, mas que com o auxílio de jogos como League of Legends, Counter-Strike, Dota 2, StarCraft, FIFA e vários outros, vem crescendo tanto no número de jogadores quanto em sua fama.

Sera que vale a pena?

O e-Sports são competições que reúnem jogadores profissionais de jogos eletrônicos. Exato, existem pessoas que se profissionalizam neste ramo, e ganham muito dinheiro com isso. Pra você ter uma ideia, essa modalidade competitiva distribuiu 90,5 milhões de dólares em premiações dos títulos e campeonatos em 2016. Só no campeonato mundial de Dota 2 ( International 6 ) de 2016, foram distribuídos $18,6 milhões, o equivalente a R$61,4 milhões na época entre as 16 equipes participantes.



Considerado uma lenda entre os jogadores de League of Legends, o jogador Sul-Coreano Lee Sang-hyeok, mais conhecido como “Faker”, Tricampeão mundial pela equipe SK Telecom T1. Recebeu uma oferta um tanto quanto generosa para não sair do time. O novo contrato para 2017 aponta um salário de US$ 2,5 milhões por ano ao jogador. Isso sem contar, as premiações pelas competições e faturamentos por patrocínios pessoais.

Cobertura de Gente Grande

Vendo esse super crescimento, vários canais esportivos apostam no potencial do e-Sports e já tem uma programação alternativa focada nos campeonatos de jogos eletrônicos. Jogos como: Counter-Strike: GO, League of Legends, Dota 2 e vários outros ja estão inclusos em canais como ESPN, Bandsport e SportTV.

Nos jogos eletrônicos o principal fator é o conhecimento estratégico e a agilidade nas mãos dos competidores. Incentivando a disputa entre os jogadores, existem diversos jogos que fazem parte do e-Sports. Abaixo você confere alguns dos principais responsáveis pelo seu crescimento.

 

League of Legends: No Brasil, ele é o principal responsável pela popularização dos jogos eletrônicos. Composto por dois times de cinco integrantes cada, o objetivo é destruir a base inimiga.

Produtora: Riot Games

Gênero: MOBA (Multiplayer online battle arena)

 

dota-2Dota 2: Inspirado em Warcraft 3, que foi o “Pai” do gênero MOBA, Dota 2 conta com as maiores premiações da história já registradas.

Produtora: Valve

Gênero: MOBA (Multiplayer online battle arena)

 

cs-goCounter-Strike: O tão famoso CS, febre entre os jovens dos anos 2000. O CS ainda está presente e mais vivo do que nunca na sua última versão: Counter-Strike: Global Offensive.

Produtora: Valve

Gênero: FPS (First person shooter)

 

heartstoneHeartstone: Heroes of Warcraft: Um jogo de cartas, isso mesmo. HeartStone é um jogo de cartas baseado no mundo de Warcraft, com um modo de jogo envolvente e simples, é o principal nome da categoria no e-Sports

Produtora: Valve

Gênero: Cartas

 

starcraftStarCraft: O jogo de StarCraft não é tão popular no Ocidente, um dos jogos mais estratégicos do e-Sports tem seu maior público no Oriente.

Produtora: Blizzard

Gênero: RTS (Real Time Strategy)

 

call of dutyCall Of Duty: Franquia de sucesso em competições nos Estados Unidos, com guerras rápidas e tiroteios ele é um dos principais games em sua categoria..

Produtora: Activision Blizzard

Gênero: FPS (First person shooter)

 

O e-Sport está aumentando seus números muito rapidamente. Isto fez com todo o cenário dos jogos eletrônicos evoluísse muito. Hoje vários times já contam com uma “sede” para o treinamento de seus jogadores, mais conhecidas como “gaming houses”.

E por trás dos jogadores, toda uma equipe para dar o suporte necessário. Além do jogador, os times contam com um Técnico, Empresário, Analista, Nutricionista, Psicólogo e etc. Além disso, vários outros profissionais fazem parte dos campeonatos, como: Narrador, Comentarista, Jornalista, Designer, Coordenadores entre outros.

Bom, o e-Sports já chegou e ao que parece não vai parar de crescer tão cedo. E você? Já conhece ou faz parte dele?

Deixe uma resposta