Veja como se proteger do maior ataque cibernético de Ransomware do mundo

Veja como se proteger do maior ataque cibernético de Ransomware do mundo

postado em: Conhecimento, Dicas | 0

Um ataque cibernético gigante atingiu 150 países desde a última sexta-feira (12). Segundo a Europol ( agência policial da união Européia), pelo menos 200 mil pessoas infectadas em apenas 2 dias.

 

Este ataque foi um ataque do tipo Ransomware, ele é um tipo de vírus que “sequestra” seus dados e pede um resgate para você ter acesso a eles novamente. 

O que é um Ransomware

 

Neste ataque virtual, o Ransomware WannaCry, utilizou uma falha de segurança do Windows, esta falha já foi corrigida pela Microsoft no dia 14 de março. Mas a principal causa de toda a propagação deste vírus foi que milhares de computadores não estavam atualizados.

No ataque do WannaCry, o ransomware foi projetado para permitir que assim que um computador fosse infectado, ele automaticamente iria se espalhar por todos que estão conectados à mesma rede.

 

Mas o que devo fazer para não ser infectado?

Inicialmente é preciso verificar se o seu Windows esta atualizado. Caso não esteja, você precisa baixar a atualização registrada como MS17-010, lançada em 14 de março deste ano. Esta atualização vale para todas as versões do Windows, desde o Windows Vista, incluindo Windows 7, Windows 8 e Windows 10. A correção resolve uma vulnerabilidade no protocolo de transferência de arquivos do sistema, o SMB.

Manter um BACKUP é fundamental, a cópia de segurança dos arquivos deve ser feita periodicamente. Além de ser a proteção mais segura contra o ataques cibernéticos, protege também contra outros tipos de perigos ( roubo, falhas no equipamento, etc). O Backup serve tanto para empresas, quanto para usuários.

5 dicas para a segurança do seu computador

 

Devo me preocupar?

Infelizmente, sim. Criminosos do mundo todo criam ferramentas para lucrar com esse tipo de ataque. Os especialistas em segurança informaram que existem grandes chances de outras versões deste vírus surgirem na internet. A prevenção é a melhor forma de se prevenir e deve ser levada a sério.
fonte: uol, bbc

Deixe uma resposta